segunda-feira, 23 de março de 2009

Forma de apresentação e abordagem aos pais das “Estrelas de Luz”.



Vimos desta forma lançar a discussão e pedir as vossas opiniões sobre como e quais os métodos mais eficazes que a futura Associação Portuguesa de Pais de Crianças Disléxicas e TDAH, deve de utilizar para conseguir chegar ao maior numero de famílias das nossas “Estrelas de Luz” (Designação para as crianças Disléxicas e TDAH)

Um primeiro movimento já foi realizado que foi a estruturação e criação de alguns dos objectivos bases deste grupo de trabalho.

No entanto apenas começamos a mexer os pés, ainda nem sequer demos o 1º passo, por isso estamos abertos a todas as sugestões e ideias, com as quais queiram contribuir, para começar a dar de conhecer este projecto junto dos pais de todas as nossas “Estrelas de Luz”.

Um dos grandes objectivos é conseguir agregar o maior número de pais neste movimento, pois este movimento destina-se a dar apoio e auxiliar a estrutura nuclear envolta das nossas “Estrelas de Luz”, ou seja os pais, quer biológicos quer adoptivos se esse for o caso.

Este projecto de trabalho não limita ou impõe qualquer regra, no que se refere à estrutura das famílias das “Estrelas de Luz”.

Este projecto não rejeita qualquer grupo familiar quer pela sua religião, orientação sexual, raça e ou etnia.

Este grupo de trabalho pretende ajudar as famílias na forma como estas podem e devem participar na educação e encaminhamento para a vida adulta das “Estrelas de Luz”.

Assim e para esse efeito foi criado um conjunto de meios, sem custos adicionais, para todos os interessados poderem usar sem quais quer restrições e ou limitações.

Site: http://sites.google.com/site/paisempenhados/

Blogue: http://paisempenhados.blogspot.com/

Aguardamos pela vossa participação, sem ela não há qualquer razão para este projecto continuar, aqui apenas vos é pedido que participem, nada mais.

Não vamos deixar o futuro das nossas “Estrelas de Luz” nas mãos dos outros e esperar que alguém faça algo por nós ou pelas nossas crianças.

9 comentários:

  1. Parabéns pelo vosso trabalho até que enfim alguém toma a iniciativa e não fica à espera dos outros, ou que alguém faça alguma coisa.

    Este país necessita de mais pessoas assim, quer na área da dislexia que em outras áreas onde o saber e o querer partilhar é muito importante.

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Pais Empenhados;

    Fiquei muito contente por ouvir falar da vossa iniciativa, mas mais contente fiquei quando vi o cuidado na escolha dos temas dos 3 vídeos que já passaram pelo vosso site.

    Gostaria de participar no vosso projecto como o posso fazer?

    ResponderEliminar
  3. Vanínia;

    Agradecemos desde já o seu interesse pelo nosso projecto e é com toda a satisfação que registamos a sua presença como seguidora deste Blogue.

    Respondemos a algumas das suas questões no item Perguntas.

    Obrigado e Bem-haja.

    ResponderEliminar
  4. Exmos. Senhores;

    É com algum agrado que verifico que o tema dislexia está cada vez mais presente como tema de discussão em vários espaços na internet e mais contente fico por essa discussão ter origem em Portugal.

    É com algum agrado, apesar de estar ainda um pouco na expectativa, que vejo a apresentação do vosso projecto.

    Este é um espaço, pelo que me é possível verificar, onde a discussão e a mediação do mesmo está mais interessada em ajudar, em informar, do que em acusar, apontar o dedo e ou criticar usando para isso ao mal dizer e ou o inferiorizar os outros.

    Não sou mãe de nenhuma criança com dislexia e ou TDAH, mas estou, em termos profissionais, envolvida nesta discussão.

    Parabéns pela pequena, mas séria, discussão que promovem nesta vossa iniciativa e apenas vos quero dizer “EM FRENTE E COM FORÇA”.

    Parabéns.

    Rita Fernandes.

    ResponderEliminar
  5. Rita Fernandes;

    Como administrador deste espaço de dialogo, quero agradecer a sua participação, no entanto permita-me fazer-lhe um desafio:

    Continue a acompanhar-nos e verá que a ainda pequena discussão, afirmação que corroboro na totalidade, existente neste blogue em breve irá tornar-se maior, mas sem que para isso abdiquemos da qualidade e do rigor dessa mesma discussão.

    De qualquer forma e apesar de não ser mãe de nenhuma criança com dislexia e ou TDAH, teremos muito gosto em convida-la a participar neste projecto como profissional relacionada com este tema, para isso basta que nos envie um e-mail para "pais.empenhados@gmail.com", onde nos faça uma pequena apresentação do seu trabalho e ou áreas em que está envolvida, para que possamos, após verificação do grupo de trabalho, integra-la na equipa de profissionais que já apoiam este projecto.

    Obrigado,

    ResponderEliminar
  6. Como chegar aos pais/familias/encarregados de "estrelas de luz"?

    Apenas uma ideia: através da própria escola, das associações de pais (parece-me que hoje em dia quase todas as escolas tem uma)- talvez uma carta de apresentação simples? pedir a passagem de informação para os pais (pais em geral, pois nunca se sabe quando e se, nos vai bater à porta!) , talvez através do jornal da escola? fazendo chegar a informação não só sobre a associação mas tambem aproveitando para divulgar informação geral sobre as TDAH e Dislexia (mas é preciso cuidado para não causar alarmismos ou pânico). Quem sabe até em alguns casos apresentações ao vivo - na escola da minha filha organizam (a associação de pais em conjunto com a direção da escola) tipo pequenas palestras informativas sobre vários temas (alimentação das crianças, novas tecnologias e segurança - alguns que lembro já terem sido debatidos).
    Não sei ao certo, apenas uma ideia como disse....

    ResponderEliminar
  7. Estimada Carla;

    Queremos agradecer o seu comentário e dizer-lhe que o seu comentário não é “apenas uma ideia”.

    O seu comentário é um resumo de uma das pretensões deste grupo, como pode ver no documento existente no nosso Site: http://sites.google.com/site/paisempenhados/, nos anexos, intitulado “Princípios orientadores do Projecto Pais e Amigos de Estrelas de Luz.pdf”

    Posso assegurar-lhe que este mesmo documento, princípios orientadores, é para ser levado e executado, em todos os princípios mencionados, de forma séria e até ao mais ínfimo pormenor.

    No entanto e para que isso aconteça é necessário a participação, associação, divulgação e a critica construtiva de todos os Pais e Amigos de Estrelas de Luz.
    Sem existir participação, associação e critica construtiva, não é possível fazer muito mais do que aquilo que já estamos a fazer.

    Para que este grupo de trabalho tenha algum poder e capacidade de representação, de acção e de auxílio, é necessário que mais “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” se associem ao mesmo.

    Atenção que para se associar a este projecto apenas é necessário preencher a ficha de “Inscrição como associado do projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, não é pedida qualquer contribuição financeira, não são necessários dados pessoais, muito específicos, basta apenas o nome completo, e-mail de contacto e responder a algumas pequenas perguntas sobre como conheceu e qual o motivo porque que se quer associar ao mesmo.

    Veja que é de todo impossível chegar junto seja de quem for dizendo:

    Nós representamos um grupo de “Pais e Amigos de Estrelas de Luz (Crianças com Dislexia e Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade)”, gostaríamos de apresentar o nosso projecto e requerer …….

    Pergunta da entidade: Ok, quantos pais e amigos têm associados e registados neste projecto.

    Resposta do projecto, com base na realidade actual: Cerca de 15 pais e amigos, incluindo profissionais ligados ao tema da Dislexia e Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade., sendo no entanto que 3 deles, são membros de outras associações Internacionais.

    Contra resposta da entidade, quase por certo: Ok venham falar connosco quando representarem realmente mais “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    Esta seria garantidamente a resposta que eu, enquanto responsável de alguma empresa e ou entidade, daria se alguém que se apresenta-se como representante de um projecto com a dimensão e importância que este nosso projecto têm que ter.

    Por isso muito obrigado pela sua participação e nunca se esqueça que foi a parti de uma ideia, de uma discussão que este projecto surgiu e apesar de ainda estar a aprender a gatinhar, veja já onde ele está a chegar.

    Um bem-haja e até sempre,

    N.O.T.
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos,

    Registo com grande satisfação este vosso projecto. São vários, os anos que levo nesta busca, pesquisa, "luta", na defesa dos interesses destas crianças/jovens, a quem infelizmente teimam em não reconhecer. Tenho um filho disléxico, a minha estrela de luz, sem dúvida, a quem considero um herói. Estou certamente disposta a colaborar, a ir mais longe, mas confesso o meu cepticismo, não por falta de confiança, pelo meu filhote não existe desânimo, cansaço, falta de esperança, mas apenas porque vi ânimos desabarem ao primeiro impacto. A primeira impressão é muito boa, não há troca de acusações, respostas cínicas, mas vontade e convicção, gostei... gostava imenso de poder acreditar que desta vez não será para auto-promoção, mas por um único e exclusivo interesse o FUTURO DOS NOSSOS FILHOS. Se este é de facto o vosso rumo, o ideal que vos move, têm
    uma nova associada.

    Um abraço
    Cristina C.

    ResponderEliminar
  9. Olá Cristina C;

    É com agrado que registamos o seu comentário, no entanto e para esclarecimento de alguns dos receios, que demonstra no seu testemunho, seus receios e por certo de muitos pais e amigos de “Estrelas de Luz”.

    Assim gostaríamos de evidenciar algumas partes do seu comentário afim de podermos, esperamos, clarificar quais os nossos objectivos e qual a duração prevista deste projecto.

    “Estou certamente disposta a colaborar, a ir mais longe, mas confesso o meu cepticismo, não por falta de confiança, pelo meu filhote não existe desânimo, cansaço, falta de esperança, mas apenas porque vi ânimos desabarem ao primeiro impacto.”

    Comentário do N.O.T.:
    Não temos qualquer presunção de super capacidades e ou de resistência infinita, mas uma coisa lhe garanti-mos enquanto existirem pais como a Cristina C. e como muitos dos “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, já associados a este projecto, as “Estrelas de Luz” deste país terão sempre alguém ao lado delas e a lutar por elas.

    Sem lutas, barreiras, dificuldades e entraves não existe conquista, vitórias e soluções, por isso Cristina, permita-nos que a tratemos assim, creia que temos vindo a ultrapassar uma serie de barreiras, dificuldades e entraves já colocados a este projecto, mas o apoio de vários pais e amigos de “Estrelas de Luz” dão-nos muita força e energia para continuar.

    “A primeira impressão é muito boa, não há troca de acusações, respostas cínicas, mas vontade e convicção, gostei... gostava imenso de poder acreditar que desta vez não será para auto-promoção, mas por um único e exclusivo interesse o FUTURO DOS NOSSOS FILHOS.”

    Comentário do N.O.T.:
    Permita e não leve a mal que lhe lancemos um desafio e que lhe imponhamos uma meta.

    Desafio:

    Continue a acompanhar o trabalho deste grupo e participe na construção do mesmo.

    Meta:

    Tenha sempre uma atitude crítica e interventiva face às iniciativas, divulgações, trabalhos, acções e atitudes realizadas quer pelo grupo de trabalho do N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico), quer pelo grupo de trabalho “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    É com a critica, construtiva, que podemos ser capazes de melhorar e corrigir tudo aquilo que fazemos em nome das “Estrelas de Luz” deste país, sim não lutamos apenas pelas “Estrelas de Luz” e suas famílias e amigos, as quais estejam associadas a este projecto.

    “Se este é de facto o vosso rumo, o ideal que vos move, têm
    uma nova associada.”

    Comentário do N.O.T.:
    Aguardamos pela sua participação e associação ao projecto, são sempre bem vindos os que vêm por bem.

    Bem-haja e até breve,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”

    ResponderEliminar