quarta-feira, 25 de março de 2009

Quero saber sobre ..............!

Têm um tema que gostaria de ver debatido?

Têm uma questão sobre algo em concreto?

Quer saber qual a opinião dos participantes neste Blogue, sobre um tema ou questão?

Quer saber onde se dirigir para obter informação e ou apoio?

Este é o espaço onde pode perguntar sobre todo o que tenha a haver com a Dislexia e ou Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade.

Participe este espaço é para si.

ATENÇÃO:

O moderador deste Blogue aconselha:

Prudência sobre as informações pessoais a colocar neste ou noutro blogue.

Cuidado sobre a informação disponibilizada pelos participantes deste blogue.

Que todas as informações e acções aqui sugeridas devem ser confirmadas junto dos mais diversos profissionais da área antes de ser aplicadas e ou utilizadas.

Obrigado e boa participação.

24 comentários:

  1. Gostava de saber em concreto o que é a dislexia.

    Viviane.

    ResponderEliminar
  2. A Dislexia é definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 5% e 17% da população mundial é disléxica.

    Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconómica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

    Por esses múltiplos factores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipa multidisciplinar. Esse tipo de avaliação permite um acompanhamento mais efectivo das dificuldades após o diagnóstico, direccionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.

    ResponderEliminar
  3. Pais Empenhados;

    Creio que coloquei a minha pergunta no local errado mas aproveito e juntamente com a minha 1ª pergunta, vou colocar mais umas.

    Gostaria de participar no vosso projecto como o posso fazer?

    Vocês aceitam pais de crianças de outras nacionalidades que não Portuguesas?

    Onde é que vocês se encontram?

    Caso necessite de algum apoio e ou esclarecimento extra como posso obter?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Estimada Vanínia;

    Antes de mais quero agradecer a sua participação neste blogue, pois infelizmente ainda não é muito participado e ou usado como espaço de discussão, no entanto apraz-me informar que desde do dia 23 até ao dia 29 de Março de 2009 tive-mos cerca de 72 visitas, sendo que a média de novos visitantes é de 40%.

    Bem passando a publicidade ao nosso Blogue e ao site dos Pais Empenhados, http://sites.google.com/site/paisempenhados/ , vou responder às suas questões, no entanto permitindo-me usar para isso o seu texto afim de facilitar a apresentação das nossas respostas.

    “(…) Gostaria de participar no vosso projecto como o posso fazer?”

    Vanínia;

    Para participar neste nosso projecto basta fazer o que já começou por fazer, ou seja participar nas várias iniciativas propostas pelo grupo de trabalho Pais Empenhados, depois e caso queira uma envolvência maior basta enviar-nos um e-mail para pais.empenhados@gmail.com com o seu nome, endereço de e-mail e blogue / grupo e ou telefone de contacto.

    No e-mail a enviar deve também de apresentar-se um pouco, ou seja, dizer porque gostaria de participar neste grupo de trabalho, quais as suas motivações, ou seja, se tem filhos com Dislexia e TDAH, atenção não dê por e-mail dados sobre as suas Estrelas de Luz, apenas sobre si e limitados ao que se pede, ou se é uma profissional relacionada com esta área e pretende apoiar esta equipa.

    “Vocês aceitam pais de crianças de outras nacionalidades que não Portuguesas?”

    Vanínia;

    Eu quase diria que você teve o cuidado de nos enviar 1º as suas questões, para que depois nós pudéssemos responder ás mesmas de forma a apresentar-nos um pouco, mas não, no entanto agradeço as suas questões pertinentes.

    Nós não aceitamos nem queremos aceitar ninguém neste projecto, isto porque este projecto não é só para alguns pais, mas sim para todos e desta forma todos estão desde do inicio aceites, basta que o queiram fazer de uma forma construtiva e leal.

    Este grupo de trabalho não tem como principio rejeitar alguém seja pela sua origem geográfica (raça), orientação politica, religiosa e ou sexual.

    A única imposição é que sejam pais de crianças com Dislexia e TDAH, ou profissionais relacionados com esta área e que estejam dispostos a participar, ajudar e colaborar, com os vários pais de Estrelas de Luz (é assim que preferimos designar as nossas crianças), sem outras pretensões que não as já anteriormente mencionadas.

    Por isso e se o seu caso é ser mãe de uma Estrela de Luz, mas que a Estrela de Luz ou os pais são estrangeiros, esteja segura que é e será sempre bem acolhida neste projecto.


    “Onde é que vocês se encontram?”

    Vanínia;

    Nós encontramo-nos aqui neste Blogue e no nosso Site, como equipa de Pais Empenhados.

    Como projecto de trabalho, ainda não temos nenhuma sede social e ou instalação para que os pais de Estrelas de Luz nos possam visitar.

    O nosso objectivo é acima de tudo poder informar, dialogar, trocar experiencias de uma forma totalmente aberta e no melhor local para consulta que é a Internet.

    No entanto e caso o projecto de criar uma futura Associação Portuguesa de Pais de Crianças com Dislexia e DTAH se venha a concretizar-se ai iremos ter as nossas próprias instalações, onde vários profissionais poderão demonstrar os seus trabalhos e investigações, aos pais de Estrelas de Luz, um espaço onde os Pais Empenhados possam dirigir-se para obter apoio e ou informações, mas neste momento só através da Internet.

    “Caso necessite de algum apoio e ou esclarecimento extra como posso obter?”

    Vanínia;

    Basta que nos envie um e-mail com a descrição do que necessita em termos de apoio e ou esclarecimento.

    A nossa equipa, ainda pequena (6 pais e mães de Estrelas de Luz), mas empenhada, irá reencaminhar o seu pedido para algumas das entidades (leia-se: grupos de profissionais, reconhecidos a nível nacional e internacional) que neste momento já apoiam o nosso projecto, afim de lhe ser dada e ou prestada informação e ou apoio correcto.

    Isto porque a Dislexia e TDAH é um tema muito sério e para evitar diagnósticos errados e ou falsos métodos de apoio e correcção achamos que esta é a melhor forma de o fazer.

    Claro que se for questões simples e não tenham um envolvimento terapêutico pode sempre coloca-las neste Blogue e obter esse apoio eou esclarecimento.

    Sem outro assunto, somos,

    Grupo de Pais Empenhados.

    ResponderEliminar
  5. Sofia Alves da Silva30 março, 2009 23:33

    Já o fiz mas volto a fazer, inaugurando a minha participação neste Vosso espaço: muitos Parabéns pela iniciativa! É, sem dúvida, um enorme contributo para esta área ainda tão árida a nível de intervenção e partilha em Portugal. Não tenho dúvidas de que será um Projecto para crescer. Contem com a minha colaboração. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Exma. Dr.ª Sofia Alves da Silva;

    É com todo o prazer que registamos a sua participação, on-line, neste nosso projecto.

    Esta resposta quero fazer não só em nome da pequena, mas já existente, equipa de trabalho do projecto Pais Empenhados, mas também em meu nome pessoal, não só como Coordenador e Responsável pelo projecto Pais Empenhados, mas como pai de uma Estrela de Luz.

    Estou certo de que a presença de V. Exa., neste nosso projecto é e irá ser de toda a importância.

    Obrigada e Bem-haja.

    ResponderEliminar
  7. Queria felicitá-los pelo vosso projecto para que de alguma forma possam contribuir para o sucesso destas "Estrelas" e para que se evitem alguns "maus tratos" a que estão sujeitas nas nossas escolas, muitas vezes por ignorâcia dos profissionais responsávei .
    Como profissional da área não posso deixar de apoiar este projecto e desejar um melhor percurso possível.

    ResponderEliminar
  8. Em nome do grupo de trabalho “Pais Empenhados” de “Estrelas de Luz”, quero desde já agradecer o seu comentário e fazer-lhe o convite para aderir ao nosso projecto enviando-nos para isso um e-mail, para pais.empenhados@gmail.com , com os seus dados, afim de o/a podermos registar como membro deste grupo de trabalho.

    Um bem-haja e muito obrigado.

    Marcos Amaro.

    ResponderEliminar
  9. Sílvia Monteiro22 abril, 2009 20:25

    Venho desde já felicitá-los pela iniciativa, empenho e força que têem investido neste vosso projecto. A Dislexia, tal como outras patologias "secundárias" e "esquecidas" é muito pouco divulgada e discutida em Portugal. Recentemente, e com a nova política de Integração foi até uma das patologias que deixaram de beneficiar de apoio especializado nas nossas escolas públicas.

    Trabalhando eu numa escola de Ensino Especial e tendo a minha formação de base sido vocacionada para a Reabilitação, sinto haver uma grande lacuna nesta área. Por isso acho que este vosso projecto poderá proporcinar muita informação não só a Pais mas também a Técnicos que intervêem na área da Educação e Reabilitação, como os Terapeutas da Fala, os Terapeutas Ocupacionais, os Técnicos de Reabilitação Psicomotora, Psicólogos...

    Sugiro-vos que contactem com estas diferentes associações e se dêem a conhecer.

    Contem desde já comigo para o que necessitarem.

    ResponderEliminar
  10. Olá boa tarde

    O meu nome é Paula e tenho um filho com Dislexia, sou seguidora deste e de outro blogue que é o " O meu filho tem Dislexia", que aproveito para felicitá-los pelo vosso projecto, a Dislexia é uma problemática que deve debatida e divolgada.

    Tenho acompanhado esta iniciativa como disse e tenho reparado que já vão fazer a segunda reunião de pais de crianças com Dislexia, tenho pena é que não me fique acessivel, pois as mesmas são sempre em Lisboa, como sou de Vila Nova de Gaia, Porto, não posso participar nelas.

    Cumprimentos
    Paula Campos

    ResponderEliminar
  11. Exma. Sr.ª Paula Campos;

    Tal como já respondemos ao seu comentário, idêntico, colocado na etiqueta “Resultados do 1º encontro de Pais e Crianças com Dislexia, promovido pela Clínica Dasein”, pretendemos realizar este tipo de eventos um pouco por todo o país, mas tal como dizemos na nossa resposta ao seu comentário é necessário que existam mais membros, associados ao projecto, de todas as zonas do país, afim de garantir pelo menos um numero mínimo de participações.

    Os interessados em participar neste tipo de eventos e ou outros mais abrangentes podem sempre enviar a sua pré-inscrição para o seguinte e-mail:

    pais.empenhados@gmail.com

    Logo que tenhamos um número mínimo de participantes, por zonas, iremos agendar a realização de um evento de discussão e divulgação dos temas associados a este projecto.

    Não realizamos acções só em Lisboa por carolice, por qualquer divisão regionalista e ou por qualquer outra preferência, apenas e tal como já dissemos na resposta ao seu outro comentário, por motivos de maior ou menor participação, tal como dissemos "a ordem de realização, desses eventos, será aquela que for definida pela maior, ou menor, quantidade de associados, ou membros activos por cada uma das várias zonas do país."

    No entanto agradecemos mais esta sua participação.

    Sem outro assunto com um bem-haja, somos,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  12. Olá “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    Venho desta forma dizer-vos que lamento que V. Exas., permitam que outros espaços usem o vosso trabalho para se autopromoverem.

    O espaço de que falo é do blogue “O meu filho tem dislexia”.

    Não faço a critica, apenas por fazer, posso provar aquilo que digo.

    Enviei pelo menos dois comentários de apoio ao vosso projecto, dois porque ingenuamente pensei que não tivessem recebido o primeiro e nenhum dos dois foi publicado.

    Talvez por ser um elogio ao vosso trabalho com alguma critica a algumas atitudes tidas por membros do blogue em causa. Note-se que as criticas foram feitas em abstracto e sem ofender ninguém, mas garantidamente verdades, pois se tal não fosse não teriam problemas em publicar.

    Verdade é que nesse espaço têm vindo de forma sucessiva a denegrir o vosso trabalho e a ignorar o mesmo e ou mesmo a copiar iniciativas vossas.

    Não sei se publicaram este meu comentário, mas pelo respeito que o vosso empenho e trabalho desenvolvido na defesa dos interesses de todas as crianças disléxicas deste país me merece, acho-me no direito de dar a minha opinião.

    Sei que nem toda a gente tem uma cultura democrática e aberta à crítica, mas as atitudes ficam para quem as pratica.

    Rita Fernandes.

    ResponderEliminar
  13. Exma. Sr.ª D. Rita Fernandes;

    Antes de mais queremos agradecer a sua participação neste nosso espaço de troca, debate de ideias, sugestões e de apresentação de temas.

    Lemos atentamente o comentário de V. Exa.

    Devido ao facto de o mesmo conter acusações a um outro espaço onde se debatem temas/tópicos relacionados com a Dislexia, achamos por bem submeter o mesmo, antes da sua publicação, a um membro da equipa que faz a gestão do espaço em causa, afim de permitir o esclarecimento e dar a oportunidade de resposta às acusações que V. Exa., faz no seu comentário.

    Até à data não recebemos qualquer reacção por parte da equipa e ou membro, ao qual enviamos o seu comentário logo no dia16 de Maio, facto e atitude a qual respeitamos.

    Assim e na ausência de qualquer comentário de resposta, por parte da equipa gestora do espaço identificado por V. Exa., passamos a apresentar a nossa posição face ao comentário de V. Exa.

    Devido ao facto de o nosso comentário ser um pouco extenso, pensamos que é o necessário, e pela limitação de caracteres iremos repartir este mesmo comentário em 3 partes.

    Desta forma e para permitir uma melhor leitura e compreensão das nossas posições permitimo-nos utilizar o texto de V. Exa., trecho a trecho, antes do nosso comentário.

    Reacção do N.O.T.:
    (Parte 1 de 3)

    R.F.(Rita Fernandes):
    (…)
    “Venho desta forma dizer-vos que lamento que V. Exas., permitam que outros espaços usem o vosso trabalho para se autopromoverem.”

    N.O.T.(Núcleo Organizador e Técnico Cientifico, projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”):
    Exma. Sr.ª D. Rita Fernandes o nosso espaço não é garantidamente um espaço de promoção de ninguém nem sequer de nenhuma entidade, é apenas um espaço de promoção dos temas da Dislexia e TDAH, por isso se alguém e ou alguma entidade usar os temas, tópicos e ou documentos, ideias ou qualquer outra coisa que inicialmente tenha sido promovido, comentado, posto a debate e ou publicado pela equipa que gere este projecto, é para todos nós um orgulho e de certo uma vitória para os portadores de Dislexia e TDAH, pelo facto de existir mais alguém a falar no mesmo e a utilizar meios, técnicas e metodologias, as quais cremos serem credíveis e garantidamente comprovadas, quer em termos nacionais e ou mesmo internacionais.

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  14. Reacção do N.O.T.:
    (Parte 2 de 3)

    R.F.:
    “O espaço de que falo é do blogue “O meu filho tem dislexia”.”

    N.O.T.:
    Exma. Sr.ª D. Rita Fernandes o espaço que identifica no seu comentário é um espaço onde várias pessoas participam e um local onde os participantes e a equipa que o gere são livres de utilizar os meios, técnicas, tópicos e o que quiserem, pois felizmente estamos num país livre, com liberdade de expressão e de opinião.
    Lamentamos que V. Exa., tenha o sentimento, que manifesta, face ao espaço/blogue “O meu filho tem dislexia”, pois tal como já mencionamos anteriormente quanto mais pessoas e entidades existirem a falar no mesmo tema (leia-se: Dislexia e TDAH), melhor para todas as “Estrelas de Luz” deste nosso Portugal de Camões e de Liberdade.

    R.F.:
    “Não faço a critica, apenas por fazer, posso provar aquilo que digo.
    Enviei pelo menos dois comentários de apoio ao vosso projecto, dois porque ingenuamente pensei que não tivessem recebido o primeiro e nenhum dos dois foi publicado.”

    N.O.T.:
    Exma. Sr.ª D. Rita Fernandes jamais nos permitiremos sobrepor à responsabilidade de gerir e ou comentar as regras de gestão e de aprovação de comentários, da equipa responsável pelo Blogue, em causa, ou mesmo tecer qualquer criticar por qualquer aprovação e ou recusa, seja do que for e de quem for.
    Esta nossa posição aplica-se devido à exigência e intransigência que temos no que diz respeito a alguém exterior ao nosso projecto vir tentar impor regras e ou atitudes no que diz respeito à gestão e aprovação dos comentários feitos nos nossos espaços de comunicação e ou divulgação, essa tarefa diz respeito única e exclusivamente, no nosso caso, a equipa responsável pelo Projecto “Pais e Amigos de Estrelas e Luz”.

    R.F.:
    (…)
    “Verdade é que nesse espaço têm vindo de forma sucessiva a denegrir o vosso trabalho e a ignorar o mesmo e ou mesmo a copiar iniciativas vossas.”

    N.O.T.:
    Exma. Sr.ª D. Rita Fernandes tal como dissemos o trabalho não é nosso mas sim de todos, as iniciativas que tomamos e ou promovemos não são nossas, mas sim de toda uma comunidade, onde todos nós estamos inseridos, a utilização das iniciativas, trabalhos e ou métodos publicados, particionados e ou promovidos pelo nosso projecto, são, como já anteriormente dissemos uma vitória para todos os Disléxicos e portadores do Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade, não são perdas, nem sequer constituem qualquer problema, isto é caso exista alguma cópia, pois aquilo que verificamos é que existem, a nosso ver, iniciativas que vão na mesma direcção e com o mesmo objectivo, o que é muito bom, quantos, mais melhor.

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  15. Reacção do N.O.T.:
    (Parte 3 de 3)

    R.F.:
    “Não sei se publicaram este meu comentário, mas pelo respeito que o vosso empenho e trabalho desenvolvido na defesa dos interesses de todas as crianças disléxicas deste país me merece, acho-me no direito de dar a minha opinião.”
    Sei que nem toda a gente tem uma cultura democrática e aberta à crítica, mas as atitudes ficam para quem as pratica.”

    N.O.T.:
    Exma. Sr.ª D. Rita Fernandes uma coisa lhe garanto a nossa cultura democrática é grande e apesar de gerimos essa mesma cultura democrática dentro de um espírito atento, critico e rigoroso, em nada, este tipo de atitude, prejudica a tão apregoada e solicitada Cultura Democrática Nacional (C.D.N., quase uma sigla partidária, pode ser que daqui surja alguma ideia para alguém e não, não iremos reclamar direitos de autor).

    Desta forma e com a consciência, de grupo, tranquila, esperamos que V. Exa., não veja a nossa tomada de posição como uma critica e ou não aceitação do seu comentário, espertamos que seja vista apenas como uma atitude de esclarecimento e, baseados na tal cultura democrática, de tomada de posição e esclarecimento que achamos ter sido necessário, fazer, neste caso.

    Um bem-haja a todos os que estão por bem, com o nosso projecto e para com a vida, e um até breve àqueles que ainda necessitam de se por bem, com este grupo, e com a vida.

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo disse...
    O meu nome é Angela Dias, estava a pesquisar sobre disléxia quando encontrei o vosso blogue.
    Poderei participar nele? Tenho um sobrinho com disléxia. Em que poderão ajudar-me? Existe muitas crianças com esta dificuldade?
    Peço desculpe se incomodei.
    09 Junho, 2009 12:42

    Exma. Sr.ª D. Ângela Dias;

    Mais uma vez queremos agradecer a sua participação.

    Assim e de forma a responder a algumas das questões de V. Exa., iremos de seguida apresentar as nossas respostas, a essas mesmas questões, utilizando para isso excertos do seu texto.

    Quando nos questiona:
    “Poderei participar nele? “

    Claro que sim. Alias não só pode como temos todo o gosto em que o faça, este Projecto não é propriedade de uns quantos, mas sim de todos aqueles que por alguma razão se interessam pelos temas da Dislexia e Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade.

    Quando diz:
    “Tenho um sobrinho com disléxia. Em que poderão ajudar-me?”

    Este nosso Projecto poderá ajuda-la acima de tudo no encaminhamento, para entidades, reconhecidas e ligadas ao acompanhamento e diagnostico de transtornos de aprendizagem, tais como a Dislexia e TDAH.

    O Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, poderá ajuda-la através da disponibilização de vários documentos, presentes no nosso site :

    http://sites.google.com/site/paisempenhados/Pais-Empenhados

    O Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, poderá ajuda-la, caso queira, encaminhando o seu caso para uma equipa médica, multidisciplinar, onde após uma consulta de diagnostico, caso a sua “Estrela de Luz” (leia-se: o seu sobrinho) ainda não tenha sido avaliada.

    A entidade sugerida pelo N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico) do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, irá, em conjunto com o N.O.T., sugerir um método de apoio e de ajuda, especifico para a sua “Estrela de Luz”.

    O encaminhamento de todos os casos, onde é solicitado apoio ao N.O.T., é feito para entidades próximas da área de residência de quem nos solicita apoio, e as quais tenham, ou estejam na disponibilidade, de ter um acordo de parceria com o Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    Como pedir apoio ao Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”?

    Basta para isso enviar um e-mail para pais.empenhados@gmail.com, onde deverá de mencionar apenas, e atenção nada mais do que aquilo que pedimos, os seguintes dados:

    Idade da “Estrela de Luz”.

    Zona de residência, note-se que não é a morada, apenas a zona de residência (exemplo: Lisboa, Porto, Coimbra, Portalegre, etc.

    Se já efectuou algum diagnostico e ou avaliação médica dos transtornos de aprendizagem, identificados.

    Ano escolar em que se encontra a “Estrela de Luz”.

    Entidade Clínica/Médica que acompanha a “Estrela de Luz”, caso isso aconteça.

    Nome do Responsável/Encarregado de Educação, que irá acompanhar a “Estrela de Luz”, em todo o processo de encaminhamento e contacto com as entidades médicas, indicadas pelo Projecto.

    Quando nos questiona acerca de:
    “ Existe muitas crianças com esta dificuldade?”

    Cerca de 15% a 20% da população estudantil, ou seja e no que se refere a menores de idade, cerca de 50 mil “Estrelas de Luz”, só em Portugal.

    Nota final:

    Nenhuma intervenção com o sentido de ajudar e apoiar as várias “Estrelas de Luz” deste país, sejam elas ou não de naturalidade Portuguesa, é incomodativa, demais e ou prejudicial, pelo contrário são essas questões e ou intervenções que são a razão de existência deste Projecto.

    Um bem-haja e até breve, esperamos por si e pela sua “Estrela de Luz”,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto "Pais e Amigos de Estrelas de Luz"

    ResponderEliminar
  17. Ricardo Oliveira10 agosto, 2009 15:18

    Boa tarde a todos os participantes e ao NOT;

    Tive conhecimento do vosso Blogue / Trabalho, através de uns amigos, movido pela curiosidade decidi visitar este vosso espaço.

    Apenas vos quero manifestar o seguinte:

    Gostei, respeito o vosso empenho, acho interessante o esforço e a vontade que manifestam ter, vejo um trabalho organizado e com os olhos postos na causa publica.

    Irei sem dúvida divulgar o vosso trabalho e o vosso projecto, parabéns.

    Ricardo Oliveira.

    ResponderEliminar
  18. Olá!

    Não sei bem se este espaço é para este tipo de perguntas mas não custa tentar:

    A minha filha vai iniciar o terceiro ano, até aqui. com alguma dificuldade mas muita ajuda e alguns "truques e dicas", ela tem conseguido atingir os objectivos satisfatóriamente.

    Venho então perguntar sobre isso mesmo, "Truques e Dicas"(no geral, não necessáriamente destinados a crianças com dificuldades.)

    Neste momento a dificuldade é a tabuada, antes de pedir à professora que não lhe exija saber de cor e que a deixe consultar as tabelas (apesar dela conseguir chegar lá calculando, leva muito tempo) gostava que ela continua-se a tentar...nem que seja com um bocadinho de "batota" - Ela repara muito ao que os outros meninos conseguem e ela não!

    Sei um truque para a tabuada do nove ( vinha publicado na revista "activa"):
    " Estenda as duas mãos abertas à frente. Imagine: 9x3 - dobre o terceiro dedo da mão esquerda. Agora conte os dedos que ficam para a esquerda -2- e os que ficam para a direita -7. Resposta: 27! Funciona para toda a tabuada dos 9."

    Alguém sabe algum método ou mais truques para a restante tabuada?


    Obrigada.
    Carla Ferreira

    ResponderEliminar
  19. Estimada Carla Ferreira;

    Este espaço, bem como todos os outros, pertencentes ao grupo, do qual faz parte, são sempre os espaços correctos para todo o tipo de questões e ou sugestões, desde que estas tragam mais-valias, informações e ou opiniões úteis e construtivas, como é sem duvida o caso.

    Antes de mais esperamos que as férias tenham decorrido da melhor forma e que tenham sido capazes de carregar a 1.000% (mil porque só 100 não chega) as Baterias para mais um ano de trabalho e de apoio escolar que temos que dar a todas as nossas “Estrelas de Luz”.

    O método que nos descreve é tão bom como outros métodos existentes.

    Estamos crentes que não existe um único método e ou técnica correcta, pois como bem sabemos não existem dois indivíduos iguais, nem com o mesmo grau de dificuldade e ou com capacidades de aprendizagem exactamente iguais face a métodos idênticos ou mesmo iguais.

    O caso que nos descreve da sua “Estrelinha de Luz” é uma característica clara da Discalculia, na página do nosso Site

    http://sites.google.com/site/paisempenhados/Pais-Empenhados/donwloads

    temos um documento onde são descritas algumas das dificuldades deste tipo de Dislexia, bem como algumas dicas em como ajudar as “Estrelas de Luz”, mas tal como mencionamos anteriormente são apenas sugestões, cada caso é um caso.

    No entanto temos uma certeza é de que qualquer que seja o método e ou técnica, este deve sempre de ser comunicado à ou ao professor, para que este esteja desperto, não só para a dificuldade da criança, bem como para que não a penalize de alguma forma, por falta de conhecimento, ou por discordância.

    Todos os métodos devem sempre de ser aplicados com a concordância e apoio dos docentes responsáveis pela formação escolar das nossas “Estrelas de Luz”.

    Assim sugerimos que não só utilize esse método e ou outro, tal como tabelas de entrada dupla, mas que acima de tudo que discuta com o ou com a professora, a utilização e a aplicação do mesmo, bem como a possibilidade de em conjunto encontrarem outra técnica que se enquadre mais com a sua “Estrelinha de Luz”.

    Um bem-haja e obrigado por mais esta partilha,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  20. Resposta do Núcleo Organizador e Técnico Cientifico (N.O.T.) à questão da Paula, colocada na etiqueta "Site e Blogue de referência Nacional e Internacion..." em 27-09-2009.

    Questão da Paula:

    “Olá
    Sou a Paula
    A dislexia é uma realidade e um desafio do meu dia-a-dia, o meu filho tem 17 anos e frequenta o 12ºano.Está todo bem ele tem o seu PEI, conta com uma boa equipa de profissionais. Os exames nacionais foram corrigidos ao abrigo Decreto-lei 3/2008 e correram bem.
    A minha preocupação é o próximo ano, ele pretende entrar na faculdade para o curso de engenharia informática.
    -Será necessário nova avaliação pela faculdade?
    -Será que pelo facto dele ter currículo adaptado poderá concorrer com a mesma media?
    -Será necessário novo processo?
    -Está ao abrigo de algum decreto-lei?
    Gostaria de ter informação sobre a dislexia no ensino superior
    Obrigado
    Paula santos”

    Resposta do N.O.T.:

    Estimada Paula;

    Garantidamente que esta não é de certo a resposta que quereria ter neste momento, mas é aquela que podemos dar.

    O Decreto-lei 3/2008, a que se refere apenas abrange o ensino pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário, ou seja, o ensino superior não é referenciado e ou abrangido por este decreto de lei.

    Não estamos muito certos, mas cremos que ao nível do Ensino Superior não existe nenhuma Norma e ou Decreto de Lei, que regulamente estes casos.

    No entanto sabemos que, ao nível de cada Universidade, existem alguns protocolos os quais substituem a falta de regulamentação por parte do Ministério da Educação, neste tema, isto de acordo com a informação que temos disponível neste momento.

    Desta forma cremos que deverá de se dirigir, com o seu filho, à Universidade em causa e junto da mesma informar-se acerca desses mesmos protocolos.

    Se mais alguém tiver alguma informação acerca deste assunto, agradecemos a partilha dessa mesma informação com todos aqueles que dela possam vir a beneficiar.

    Um bem-haja a todos aqueles que com a partilha engrandecem a alma e o corpo daqueles que as recebem,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  21. Olá! ( eu novamente)

    Se me permitirem, vim responder à minha questão da Tabuada?...

    Encontrei um livro que considero excelente, pelo menos está a resultar muito bem com a minha "Tica". É um livro simples de Dicas, conselhos e truques para aprender a tabuada, destinado às crianças no geral. Descubri-o numa das nossas vizitas à Fnac, não me foi recomendado por nenhum especialista, mas como gostei tanto e a minha "estrelinha" se tem divertido tanto a aprender a tabuada decidi partilhar o achado e deixar ao critério do NOT se deve ou não publicar a mensagem.

    Podem vê-lo aqui - http://www.civilizacao.pt/livro/livro.aspx?ean=9789895507740

    Sugestão:
    Talvez uma nova etiqueta, no site, sobre livros infantis interessantes , de informação e ajuda, como este, ou apenas de estórias...leituras consideradas interessantes para as "estrelinhas" ... Tenho algumas sugestões...

    Carla Ferreira

    ResponderEliminar
  22. gostaria de saber como posso indentifica uma criança com dislexia?

    ResponderEliminar
  23. Estimada Sandra Rangel;

    A sua pergunta é por certo a pergunta de muitos pais e amigos de “Estrelas de Luz”, mas também de muitos outros pais cujas suas crianças não tem o Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade e ou de Dislexia.

    A única forma de identificar uma criança com Dislexia e ou TDAH é submeter a criança, em causa, a uma equipa multidisciplinar, a qual irá avaliar e identificar se os sinais e ou dificuldades, que levam os pais e ou amigos dessa mesma criança, a suspeitar que esta possa ter TDAH e ou Dislexia.

    Toda e qualquer outra avaliação baseada em sinais, suspeitas, conversas de outros pais, de crianças com Dislexia e ou TDAH, pode em alguns casos levar a diagnósticos errados e ou precipitados, só equipas de profissionais dedicados ao estudo e apoio a crianças com Dislexia e TDAH, é que deverão de proceder a essa análise.

    O Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, poderá ajuda-la, caso queira, encaminhando o seu caso para uma equipa médica, multidisciplinar, onde após uma consulta de diagnostico, lhe será indicado o que fazer e ou se a criança em causa tem realmente Dislexia e ou TDAH.

    Caso pretenda um processo mais autónomo aconselhamos a que se dirija a um bom psicólogo/a, com experiencia em apoio a crianças com Dislexia e TDAH, e ou ao seu médico de família e que fale com ele sobre o tema, pois por certo este também poderá indicar-lhe onde pode recorrer, ao nível do diagnostico, utilizando o serviço nacional de Saúde.

    Obrigado pela sua participação.

    Um bem-haja aquém está de bem e por bem para consigo e para com todas as “Estrelas de Luz” deste pais,

    N.O.T.
    Projecto Pais e Amigos de “Estrelas de Luz”

    ResponderEliminar
  24. Miguel Domingos02 março, 2011 02:24

    Boa noite, tenho uma filha com 9 anos.. que frequenta a 4 classe numa escola comum, sou separado á mais de 7 anos e á coisa de ano e meio que aminha filha anda num psicologo para tentar, entre outras coisas, subir a auto-estima e combater a depressão.. eu tenho muito pouco tempo util, motivo de ter 2 empregos....mas... todas as semanas ficom com ela no minimo 1 dia, e em altura de testes mais apertados... desdobro-me para lhe dar apoio. mas... como hei-de explicar...eu tento ensirna-lhe... o que a partida ela já aprendeu na escola... e ela teima em dizer que não sabe, eu então.. vou aos exercicios e ela começa a fáze-los.. as mil maravilhas.... por meia hora... pouco mais... porque... se recapitular... já náo os faz..... e tira-me do serio... e lea depois ainda bloqueia mais... estou mesmo muito preocupado e tenho vindo a procura de apoio na net... até que vi esta historia do TDAH nas meninas, nunca tinha ouvido faler, nem do psicologo... mas... sem querer ser precipitado.... tem tudo a haver com a minha filha.... tudo... ela tem notas mas demais... cria desenhos com um pormenor de espantar... é super atenta a ler livros... que gosta.... mas na escola... cada dia que passa.. mais desastre é... e eu.... só a quero ajudar a ultrapassar os estudos com mais a vontade... estou mesmo a ficar esgotado com tanta lentidão dela... ora percebe.... logo a seguir parece que.... apagou... não me liga.. e tira-me do serio... o que faço? será que é o que eu penso?
    na proxima consulta do psicologo para a semana vou falar desta doença a ele porque.... vejo tudo disto nela.. e não a quero destruir... quero que seja muito forte.. e segundo li.. as crianças com o tempo vao muito a baixo... pelo menos diga-me como ... a devo ajudar nos estudos?
    Desculpem
    Pai Preocupado

    ResponderEliminar