segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como Motivar e Participar

Como Motivar e Participar?

Estas são as duas questões que os organizadores deste espaço vos colocam.

Como Motivar?

Como Motivar os vários pais de “Estrelas de Luz”, deste país, a intervirem no futuro das suas “Estrelas”?

Como levar os vários pais de “Estrelas de Luz”, deste país, a Participarem de uma forma mais activa na educação e na vida das suas “Estrelas”?

Estas são algumas questões para as quais gostaríamos de vos convidar a responder, o projecto que arrancou no passado dia 22 de Março já está em movimento, mas ainda é muito pequeno e se queremos que este projecto vá mais além é necessário que todos os pais de “Estrelas de Luz” deste pais participem mais.

São as vossas questões, as vossas dificuldades, as várias barreiras que encontram, quando tentam encontrar apoio, são todos estes itens e todos outros que tenham encontrado e ou que se vão debatendo, que justificam este trabalho.

Não podemos deixar cair em saco roto todos os esforços que se vão fazendo por este país fora, ainda de uma forma isolada e altruísta, vamos continuar a dar atenção e a empenharmo-nos como se ainda nada estivesse feito, pois na realidade nada está feito, apenas está iniciado um projecto.

O grupo de pais e profissionais associados a este projecto gostariam de ver as vossas opiniões presentes neste blogue.

Participe, este Blogue, o Site e o trabalho desta equipa é para si.

Núcleo Organizador e Técnico.

4 comentários:

  1. Pais Empenhados, correcto?

    Visitei o vosso site e a partir dai cheguei a este vosso Blogue.

    Não quero ser demasiado pessimista mas digo-vos que o vosso esforço é em vão, pois neste Portugal todos querem muito, mas raramente alguém faz alguma coisa.

    O vosso empenho e trabalho é de todo o mérito mas pelo que vejo dificilmente terão mais participações do que aquelas que apresentam.

    Pelo que me apercebi vocês não representam interesses de nenhuma entidade e ou grupo e isso é um grande erro, pois aquilo que vocês apregoam é muito perigoso, vocês querem divulgar um tema que está ainda nas mãos de alguns profissionais, que em grande maioria pretendem controlar a divulgação desse mesmo tema apenas em círculos muito restritos, afim de beneficiarem monetariamente disso, se não vejam quais as grandes figuras que dão o seu nome e ou autorização a divulgação do seu nome nestas iniciativas.

    Vejam o vosso exemplo:

    Um ou uma profissional disse bem do vosso trabalho mas vejam se ela se identificou e ou sequer deu a entender quem seria.

    Cometeram o grande erro de pretender apoiar varias famílias sem interesses monetários, criar mecanismos para desmistificar o tema da Dislexia e TDAH, outro erro, pois assim correm o risco de qualquer dia virem a reduzir as mais valias dos vários interesses instalados.

    Vejam o que aconteceu à Associação Portuguesa de Dislexia, sabiam que existe uma, possivelmente não, sabem porquê, eu sei, mas não quero aqui falar de uma entidade que não aparece e pouca gente sabe sequer que existe, mas uma coisa eu vos garanto esta associação não tentou, nem fez, sequer 1/3 do que vocês já estão a fazer e se propõem a fazer.

    Lamento expressar este meu sentimento aqui neste espaço mas acreditem esta é uma dura realidade para a qual devem de estar preparados e se calhar mais vale ficarem por aqui e não perderem mais o vosso tempo, pois vão ver que ninguém vos vai ouvir e ou permitir ir mais além.

    Ana Mateus

    Sim eu dou a cara.

    ResponderEliminar
  2. Exma. Sr.ª D.ª Ana Mateus;

    Antes de mais queremos agradecer a sua participação, no entanto gostaríamos de apresentar o nosso ponto de vista, face a alguns comentários presentes na sua mensagem.

    Quando nos diz que o nosso “esforço é em vão”, permita-me discordar pois pelas nossas “Estrelas de Luz” nada é demais e ou em vão, mesmo que isso signifique fazer de D. Quixote, na sua busca pela sua amada Dulcineia.

    Em relação às participações neste nosso Blogue elas são idênticas a de muitos outros blogues que falam de assunto específicos e ainda muito pouco falados, mas posso garantir-lhe que recebemos bastantes participações, algumas delas por e-mail, outras através do Blogue mas que não nos podemos permitir publicar, pois em nada têm a haver com o nosso projecto e ou com os temas em discussão.

    No entanto e apesar de não ser muito demonstrado temos muitas participações e de elevado valor, tal como a sua.

    Quando menciona que este grupo de trabalho não representa nenhuns interesses, quer de entidades, quer de grupos, não é bem assim, cremos estar a representar um grupo já representativo de pais e amigos de “Estrelas de Luz”, se não, não existia razão para este trabalho

    Infelizmente não podemos concordar com a sua afirmação de que a não divulgação do tema da Dislexia e TDAH ocorre devido a um controle dos meios de informação e ou divulgação por parte de alguns profissionais, pois se isso fosse verdade era um grande erro de Marketing e Comercial, para esses mesmos profissionais, pois quanto mais se falar e divulgar os temas, maiores são as possibilidades de estes profissionais ganharem “Clientes” e dinheiro com isso.

    Quando identifica alguns dos nossos princípios e ou objectivos como erros, estamos certos de que o faz de forma sarcástica.

    De forma alguma o nosso trabalho pode, ou deve, ser visto como um risco, seja para quem for, pois não pretendemos substituirmo-nos a ninguém, apenas queremos divulgar métodos, estudos, meios, locais e profissionais, devidamente credenciados e reconhecidos, nas áreas da Dislexia e TDAH.

    Quanto à associação de que fala não nos cabe a nós avaliar o trabalho e ou a falta dele, isso cabe a cada um, que de alguma forma, poderá ter, ou não, razão de queixa, por falta, ou não, de resposta e ou apoio.

    Mais uma vez reafirmamos que o nosso grupo de trabalho não pretende substituir ninguém, nem a nenhuma entidade, já existente, ou que venha a existir, pois todos são poucos quando está em causa o futuro de “Estrelas de Luz”.

    Acredite que existe espaço para todos trabalharem e colaborarem, se não veja o que se faz de bem por esse mundo fora, onde existem associações nacionais, regionais, de pais, de pais e amigos, de profissionais e todas elas tem os seus associados, grupos de profissionais, associados, os seus trabalhos valorizados e melhor ainda todas elas colaboram entre si e divulgam os trabalhos e actividades umas das outras e é um pouco disso que queremos fazer.

    Por fim e só para efeitos de publicidade desde do dia 23 de Março de 2009 e até ao dia de ontem, 14 de Abril, entre o Site e o Blogue, tivemos mais de 250 visitas sendo que essas mesmas mais de 250 visitas tiveram origem em vários países como Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

    Assim dificilmente não nos podem permitir ir mais além, pois este movimento para além dos pais de várias “Estrelas de Luz”, amigos, profissionais, Portugueses, que já fazem parte deste projecto, directamente e ou indirectamente, também tem, desde das primeiras horas, um apoio Internacional, vindo de algumas Associações que desde do arranque deste projecto têm vindo a dar-nos apoio e suporte, quer moral quer Técnico Cientifico.

    Gratos pela sua participação, com um bem-haja e até sempre, somos,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  3. olá!

    Não sou profissional credênciada de coisa nenhuma, nem sei falar/escrever como o Marcos ou como NOT e devo dizer que os meus conhecimentos reduzem-se à minha experiência pessoal como mãe de uma "estrela de luz" e do pouco que li e fui sendo informada sobre o assunto à medida que fui precisando de ajuda, mas após ler o comentário da Sra Ana Mateus senti necessidade de expressar a minha opinião.
    Penso que é exactamente por atitudes negativas e de comodismo como esta que o nosso Portugal está como está, toda a gente fica sentadinha à espera que as resoluções lhes caiam do céu sem ter de fazer nada para isso; e principalmente no que se refere a reclamar sobre aquilo que está mal e que muitas vezes no papel até temos direito e é tudo muito lindinho mas, não passa de utopia, pois na prática simplesmente não existe, e a tal ponto que a maior parte das vezes nunca ninguém ouviu sequer falar no assunto. E se isso já é mau quando falamos de adultos independentes e responsáveis por si mesmos o que fará quando se trata de crianças.
    Temos sim de nos erguer da nossa rotininha cómoda e lutar com todos os meios que tivermos disponiveis para ajudar os nossos filhos e se no meio de tudo isso a unica coisa que formos capazes for ajudar uma unica estrela de luz a sorrir ou um simples pai a compreender melhor o sua estrela então já valeu a pena.
    No que me diz respeito agradeço do fundo do coração todo o esforço, consolo, informação e partilha que me dispensaram mesmo no meu anonimato e insignificância porque afinal o que é um nome? o que conta mesmo são actos como este.

    ResponderEliminar
  4. Cara Ana Mateus,

    Li o seu comentário e o mesmo define o espirito "Tuga"!
    "Não vale a pena!" ou em inglês "yes weekend".
    Como querer é puder, o nosso objectivo é só um.
    Informar que existe Dislexia e TDAH.
    Apenas servirá para ajudar todos os que estão ou poderão vir a estar envolvidos nestas dificuldades.
    Veremos o que vai dar!!!
    Infelizmente não podemos contar com o seu apoio e conhecimento nesta matéria.

    ResponderEliminar