terça-feira, 28 de abril de 2009

Resultados do 1º encontro de Pais de Crianças com Dislexia, promovido pela Clínica Dasein.

Na perspectiva do projecto de “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” o encontro e debate promovido pela Clínica Dasein, foi um sucesso.

Este evento permitiu que alguns pais de “Estrelas de Luz” se encontrassem e trocassem algumas experiencias de viva voz e cara a cara, o que permitiu uma maior proximidade e partilha.

Apesar de pouco se ter conseguido debater em 90 minutos, tal não era a quantidade de informação e de dados que os pais presentes tinham para dar, uma coisa ficou já garantida que esta experiencia é para continuar e no próximo mês irá voltar a acontecer.

Apenas lamentamos o numero reduzido pais, amigos e profissionais presentes, mas uma coisa vos podemos garantir os que estiveram presentes foram muito participativos e de alguma forma representativos dos vários núcleos que envolvem as nossas “Estrelas de Luz”.

Estiveram presentes professoras do ensino básico, do 1 ao 4 ano (as escolas), uma psicóloga (as terapeutas e orientadoras), pais de “Estrelas de Luz” (as famílias), quer de “Estrelas de Luz” com Dislexia, quer com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade e representantes do projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” (grupos de apoio e de defesa de interesses de “Estrelas de Luz”).

Desta forma gostaríamos de ver neste espaço a partilha de algumas opiniões, quer dos que participaram neste encontro, quer daqueles que, apesar de não terem participado, queiram de alguma forma, construtiva, dar ideias de temas a debater nos próximos eventos.

Um desses temas já ficou definido neste 1º encontro que será:

A escola versus família na interacção e relação com as “Estrelas de Luz”.

Claro que a organização, calendarização e elaboração do programa, de debate e ou apresentação, é e será sempre da responsabilidade da Clínica Dasein, enquanto entidade organizadora e promotora, deste evento, no entanto a equipa deste projecto compromete-se a fazer chegar à direcção da Clínica Dasein as várias sugestões e ideias que aqui forem sendo expostas.

Núcleo Organizador e Técnico Cientifico

Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

4 comentários:

  1. Boa noite,

    gostaria de dizer que foi um primeiro passo para o início da construção de uma rede de suporte, muito importante para todos os intervenientes educativos que lidam diariamente com crianças com as problemáticas referidas, mas sobretudo para os pais. Gostei sobretudo do entusiasmo e da vontade de participar e, mais ainda de um optimismo latente, ainda que muito ladeado pelas obvias dificuldades.
    Apesar de ter sido apenas uma sessão, foi possível perceber uma consciencialização maior acerca de necessidades que por vezes não são tão obvias como poderiam parecer.
    O tema da articulação pais-escola é fundamental para uma comunicação eficaz e consequente progresso dos "nossos" filhos.
    Outro tema que espero ver proposto é o das actividades que os pais podem desenvolver em casa com os filhos para os ajudar.
    Espero muito em breve encontrar este espaço repleto de sugestões. Muito obrigada a todos os presentes.

    ResponderEliminar
  2. Foi interessante participar nesta iniciativa e acima de tudo foi bom conhecer alguns pais de “Estrelas de Luz”, os quais também têm muitas e valiosas experiencias para partilhar e foi o que aconteceu, creio que apesar de o tempo ter voado muito rapidamente conseguiu-se partilhar e receber muita informação.

    Um obrigado à Clínica Dasein e a todos os pais e amigos de “Estrelas de Luz” presentes.

    Marcos Amaro

    ResponderEliminar
  3. Olá bom dia, o meu nome é Paula

    Pelo que li a reunião foi muito interessante, pena que não se tenha efectuado no Porto.
    Este tipo de encontros é no meu ver muito importante e acima de tudo informativo para nós pais de crianças Dislexicas, fico a aguardar que tal encontro se realize um dia no Porto ou pelo menos mais para o Norte.

    Cumprimentos
    Paula Campos

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula;

    O seu comentário é de toda a importância e diríamos mesmo, pertinente, pois para nós, enquanto grupo de “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, é também importante chegar a todo o Portugal, quer continental, quer nas Regiões autónomas, Madeira e Açores.

    Creia que faz parte dos nossos planos realizar eventos em todo o território nacional, nomeadamente nas zonas de:

    Braga, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Abrantes, Santarém, Setúbal, Évora, Estremoz, Elvas, Sines, Beja, Lagos, Faro e Vila Moura.

    Madeira: Funchal.

    Açores: Faial, S. Miguel e Terceira.

    No entanto e como deve de compreender, apesar de querermos estar em todo o lado, temos quer ir passo a passo.

    Organizar este tipo de eventos, de forma autónoma, não nos esqueçamos que o evento, em causa, foi promovido pela Clínica Dasein, a qual amavelmente cedeu-nos um tempo para que pode-se-mos apresentar-nos, a todos os presentes.

    No entanto podemos afirmar que é nosso objectivo realizar eventos, nos locais acima assinalados, mas promovidos de forma autónoma.

    Ai teremos todo o prazer de ter como convidados todos os especialistas, professores, pais, associações escolares, de pais, pais, amigos, curiosos, estudantes e todos aqueles que por bem queiram participar.

    Estamos certos que saberá o que isso acarreta quer em meios humanos, quer em meios financeiros, dai que tenhamos que ir devagar, mas de forma consolidada.

    A ordem de realização, desses eventos, será aquela que for definida pela maior, ou menor, quantidade de associados, por cada uma das zonas do país mencionadas.

    Neste momento temos 30 associados ao projecto.

    7 membros associados ao N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”)

    4 membros directos (nacionais);
    3 indirectos (internacionais);

    23 membros associados como Pais e Amigos:

    5 registados como associados activos;
    7 em processo de validação como associados;
    11 associados de cordialidade (leia-se: pessoas que manifestaram todo interesse em se associar, por e-mail, mensagens e ou contactos directos, mas que até ao momento ainda não se registaram).

    Paula como pode ver ainda temos um movimento muito pequeno de Pais e Amigos, registados e ou associados a este projecto, mas estamos certos que em breve seremos muitos mais.

    Está nas mãos de todos nós, enquanto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, puxar a “brasa à nossa Sardinha”, ou seja, divulgar o projecto e criar uma dinâmica, diferente, para que a informação e apoio chegue a todos “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” da zona onde estamos inseridos;

    Cabe-nos a todos nós, enquanto cidadãos, pais, amigos, profissionais, técnicos e “Estrelas de Luz”, fazer pelos outros aquilo que gostávamos que tivesse sido feito por nós e pelos nossos;

    É da responsabilidade de todos nós exigir um melhor e mais seguro futuro, para todas as crianças desta sociedade, em que estamos inseridos, sendo que no nosso caso, com especial dedicação e atenção às nossas “Estrelas de Luz”;

    É de todos, a responsabilidade de exigir mais e melhores sistemas de apoio social e pedagógicos, quer ao nível estatal, quer ao nível privado, para as “Estrelas de Luz”, deste país à beira mar plantado;

    Assim estimada Paula Campos muito obrigado pela sua participação e comece por colocar mais uma “Estrela” neste nosso grupo de “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” associe-se, divulgue o nosso projecto, caso se identifique com ele, traga mais opiniões e participações as nossos espaços de divulgação e comunicação.

    Um bem-haja e até sempre;

    N.O.T.(Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar